O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participou de uma sabatina no Jornal Nacional da TV Globo na noite da última segunda-feira, 22 de agosto, e escreveu algumas palavras como “cola” em sua mão, com referências à Nicarágua e o doleiro Dario Messer, entre outros temas.
A estratégia de Bolsonaro na sabatina realizada pela TV Globo foi uma reedição do que ele próprio já havia feito nas eleições de 2018, quando escreveu as palavras “Deus, Família, Brasil” na palma da mão.
Na edição de ontem do Jornal Nacional, ele fez provocações à emissora, escrevendo “Nicarágua, Argentina, Colômbia e Dario Messer”. O primeiro país da lista vive uma situação de repressão do ditador Daniel Ortega aos cristãos, em especial católicos, com emissoras de rádio e igrejas sendo fechadas, e sacerdotes sendo presos.
Argentina e Colômbia são países governados por políticos de esquerda, e no caso do primeiro, há uma crise econômica considerada gravíssima. No caso da Colômbia, a posse do novo presidente foi marcada por um clima de divisão no país e pela promessa de impulsionar a ideologia de gênero.
A sabatina de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional registrou o recorde de audiência do telejornal no ano, levando a emissora a 32,3 pontos, contra a média de 24,6 que vinha sendo registrada desde janeiro, segundo informações do portal Poder 360.